sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

20% dos brasileiros ignoram o que seus filhos compartilham na internet.


Uma pesquisa da empresa de cibersegurança Kaspersky, realizada em parceria com a consultoria Corpa, mostrou que 56% das crianças no Brasil possuem pelo menos uma conta em redes sociais e que 20% dos pais admitem ignorar completamente as informações que seus filhos compartilham online.

Ainda de acordo com o levantamento, cerca de um em cinco pais brasileiros (18%) admitem que, por falta de tempo ou familiaridade com a tecnologia, não conseguem se envolver na vida digital dos filhos como gostariam. Segundo os pais entrevistados no Brasil, o que as crianças mais compartilham publicamente são: hobbies ou atividades favoritas (67%), dados pessoais de amigos e parentes (10%) e fotos da casa (16%).

Para Roberto Rebouças, gerente executivo da Kaspersky no Brasil, a educação sobre os cuidados que crianças e adolescentes devem ter na internet deve ser tratada como prioridade pelos pais, que devem conhecer como funcionam as redes sociais usadas pelos filhos.

— Quando decidimos que é hora dos nossos filhos terem mais autonomia, ensinamos a prestar atenção ao atravessar a rua, ensinamos a andar de ônibus e metrô, e a não falar com estranhos na rua. Quando eles passam a navegar na internet, criar conta nas redes sociais e usar serviços digitais, temos que fazer o mesmo. Como pais, temos que experimentar e conhecer tudo que os filhos querem fazer online, para saber orientá-los — afirma.

Uma das questões mais sensíveis em relação à proteção das crianças no acesso à internet é se seria ético monitorar o conteúdo digital que os filhos veem. Entre os brasileiros, esse tipo de vigilância é aceito pela quase unanimidade (97%).

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com EXTRA.