sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - José Zacarias Barbosa.


José Zacarias Barbosa



Nossa história cotidiana esse ano de 2021 se revestirá de um novo “rosto” e por que não expressar de uma nova história literalmente. Serão história interessantes, fatos, fotos registrados com relatos do cotidiano da cidade, bem como vídeos, registros com pessoas que atuam ou atuaram na cidade e que deixaram suas marcas, na área política, religiosa, artística, enfim em todas as áreas e categorias. Serão registros breves que aguçarão nossa pesquisa. Serão baseados em fontes escritas ou orais. Vamos assim aos poucos juntos construindo o cotidiano de 2021 aqui no Blog do Farias Junior. 

Trago com carinho hoje uma pessoa muito conhecida na cidade, de um talento inconfundível e que traz em sua história a história dos seresteiros da cidade e dos que estiveram a frente do bloco o cabeção. Apesar de viver na sua simplicidade, José Zacarias Barbosa, contribuiu sobre maneira na vida da cidade, seja artisticamente, bem como profissionalmente, tem um apelido carinhoso e hoje vamos conhecer por que ele se chama Mestre do Golpe. Vamos lá?! Os registros são de sua filha que é professora Maria Biana Barbosa a qual agradeço pela contribuição.

José Zacarias Barbosa, nasceu no dia 18/06/1945, casou em 17/11/1969 do qual teve 5 filhos. Começou a tocar em 1961 com Meu Bu por diversão. O que ele mais gostava era se reunir com os irmãos para tocar e cantar com instrumentos improvisados por eles. Uma de suas músicas favoritas é a Volta do Boêmio do seu cantor preferido Antonio Nelson Gonçalves (Nelson Gonçalves). Em 1979, ele e os amigos deram origem ao "Cabeção "onde fizeram a alegria de muitos foliões. Parque o apelido "mestre do goipe"? Quando se reunia no bar de Zezinho Anão com os amigos eles bebiam de copo cheio e ele só um goipe.

Segue abaixo registros de fotos sua trajetória e de seus amigos de vida artística de seresteiros e de folião, inclusive ele é de uma bela voz e de um instrumentista de categoria que merece nosso respeito e gratidão.