terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Após pipeiros do Ceará denunciarem suspensão do repasse, governo federal libera R$ 65,9 milhões.


O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou a liberação de R$ 65,9 milhões para a Operação Carro-Pipa em todo o semiárido. O recurso é repassado para o Exército Brasileiro, que é responsável pela execução do serviço e descentralização da verba.

Pipeiros haviam denunciado, logo no primeiro dia do ano, a suspensão temporária dos serviços por falta de recursos da União, após terem acesso a uma notificação do 40º Batalhão de Infantaria (40º BI), sediado em Crateús, responsável pela operação. A suspensão foi negada pelo MDR e pelo Exército, em notas enviadas ao O POVO.

Em contato com a reportagem, o diretor geral do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), Eduardo Aragão, relatou a situação de instabilidade. "Fomos surpreendidos na sexta-feira (1º de janeiro) com a nota do quartel falando que a Operação-Pipa não começaria agora no início do ano por falta de recursos". Segundo Aragão, o quartel alegou falta de repasse de recursos oriundos do MDR e anunciou a redução da operação em até 50%.

A nota em questão teria sido emitida pelo 40º BI, divulgada no site do Batalhão - por onde o Sinpece diz que teve ciência. A entidade repassou cópia do documento ao O POVO. É datado de 29 de dezembro último. Um trecho diz: "a distribuição de água no 1º Ciclo de Abastecimento da Operação Carro-Pipa de 2021 iniciará somente após esta organização militar executora (OME) receber os recursos financeiros necessários para o pagamento dos prestadores de serviço".

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.