terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Madcal Home Center disponibilizará coletor de lampadas fluorescentes.


A Reciclus é uma Associação sem fins lucrativos, criada pelo Acordo Setorial voltada à coleta de lâmpadas de consumo doméstico, com pontos de entrega fixados no comércio, onde as pessoas podem ir até os mesmos e depositar ali suas lâmpadas.

Por intermédio do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Cariri Oriental/CORES – Cariri Oriental, a Empresa Madcal Home Center receberá a implantação do ponto de coleta de lâmpadas. O local poderá receber as lâmpadas, não só de Brejo Santo, mas também dos Municípios vizinhos que são integrantes do Consórcio da Região Cariri Oriental.

O objetivo é envolver toda sociedade e a cadeia produtiva em um movimento único e estruturado de coleta seletiva de lâmpadas fluorescentes, conforme estabelecido na Lei Federal 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). As lâmpadas são encaminhadas aos recicladores e posteriormente têm sua destinação ambientalmente adequada.

As lâmpadas de sódio, mercúrio ou mistas possuem componentes não-reutilizáveis, que necessitam ser armazenados em lugares especiais após o descarte e encaminhamento correto. Outros materiais da lâmpada descartada, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais, podem ser separados e enviados para reciclagem, se tornando novos produtos.

A partir da coleta, a Reciclus é responsável pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro.


Nesta quinta-feira (07), o Leonardo Nicodemos, CEO da Madcal Home Center e a Nathália Cruz Crisostomo, Superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Cariri Oriental/CORES - Cariri Oriental, participarão do Grande Jornal da Integração Regional, para falar sobre a iniciativa.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.