segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Brejo Santo - Rompimento de válvula em túnel de barragem deixa 03 mortos.

*Foto - Arnou Pinheiro Feijó. 

O rompimento de uma válvula de um dos túneis da barragem Atalho, vitimou 03 operários na localidade de Poço do Pau no município de Brejo Santo. A informação foi confirmada pelo deputado Guilherme Landim, em vídeo gravado e divulgado na noite desta segunda-feira, 08 de fevereiro. Outro funcionário, com luxações no ombro, foi atendido no Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington Landim e passa bem. Equipes do SAMU e corpo de bombeiros estiveram no local prestando socorro às vitimas. Um helicóptero do CIOPAER, pousou na areninha do bairro Morro Dourado e ficou de prontidão caso houvesse necessidade de resgate.


NOTA OFICIAL – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
 
O Ministério do Desenvolvimento Regional lamenta a morte de três trabalhadores em um acidente ocorrido na Barragem de Atalho, município de Brejo Santo – CE. As vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d'água do reservatório.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h30, provocando a morte dos trabalhadores.

As informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos. 

O Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

Todo o apoio será dado às famílias das vítimas.
Será realizada uma perícia para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente.

O reservatório tem capacidade de 100 milhões m3, mas o volume atual era de 90 milhões m3. No momento do acidente, 20 trabalhadores estavam no local.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.