terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Brejo Santo - Sobrevivente do acidente na barragem do Reservatório Atalho recebe alta hospitalar


Valdir Fernando dos Santos, 57 anos, sobrevivente do acidente na barragem do Reservatório de Atalho, no município de Brejo Santo, que deixou três operários mortos, recebeu alta na noite desta segunda-feira (8), por volta das 22h. O auxiliar de mecânico, afirmou que estava acompanhado de um mecânico, um auxiliar e um técnico quando o rompimento da tubulação aconteceu.

Segundo Valdir, quando o jato d'água saiu e atingiu aos operários, ele estava embaixo da tubulação, deu duas respiradas, se agarrou em uma coluna e mergulhou de novo para tentar subir. "Não vi nada na hora. Acordei na ambulância", relembra.

Natural da cidade de Delmiro Gouveia (AL), Valdir está no Ceará há dois meses, para trabalhar no reservatório. "Vim fazer um reparo. Era um serviço de emergência", disse. O mecânico não percebeu nada de errado até o acidente acontecer.

Segundo o Hospital Geral da cidade de Brejo Santo, a vítima, natural de Alagoas, sofreu uma luxação no ombro e escoriações na perna e na cabeça.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o rompimento de uma tubulação ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira, quando eram realizados testes operacionais da tomada d'água no sistema da barragem. No momento do acidente havia 20 trabalhadores no local.

Nesta terça-feira (9), o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, vai visitar o local para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
 

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.