quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Ceará tem mais de 100 casos em análise da nova variante do coronavírus de Manaus

Foto: Barbara Moira

Subiu de 90 para 107 o número de casos em análise da nova variante do coronavírus no Ceará. No último dia 8, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou que três pacientes do Estado apresentaram a presença da nova cepa do coronavírus oriunda de Manaus. 


Os exames são analisados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas, por meio de sequenciamento total. A Vigilância Epidemiológica é notificada dos casos suspeitos nas unidades de saúde do Estado. Dos 107 pacientes, 71 (66,36%) são viajantes e 36 (33,34%) contactantes, sendo 57 do sexo masculino e 50 do sexo feminino.


Onze estados, além do Ceará, já apresentaram casos da nova variante: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, São Paulo, Roraima, Piauí, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


Casos confirmados

Os três pacientes que estão contaminados com a nova variante do vírus são homens com mais de 60 anos. Todos estão internados em hospitais particulares de Fortaleza.


Segundo a Sesa, o fato de os três serem os primeiros confirmados não necessariamente significa que eles foram os primeiros infectados, pois não há ordem cronológica nas amostras confirmadas.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.