domingo, 21 de março de 2021

Capital cearense registra 95% de ocupação dos leitos de UTIs adulto

(Foto: FÁBIO LIMA)

Fortaleza tem 94,97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto ocupados por pacientes que contraíram a Covid-19, conforme dados colhidos até às 18h05min deste sábado, 20, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e divulgados na plataforma IntegraSUS. O monitoramento, que considera tanto hospitais públicos como privados, aponta ainda que seis hospitais da Capital atingiram o limite máximo de ocupação das UTIs.


As unidades médicas que apresentaram lotação em equipamentos desse porte, dentro do período analisado, são: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital Uniclinic, Hospital São Carlos, Instituto Praxis e Hospital José Martiniano de Alencar.


Os índices de ocupação nos hospitais do Munícipio começaram a apresentar aumento na primeira quinzena de fevereiro, em decorrência do disparo de casos da doença. Á época, Fortaleza chegou a ter 97,01% das UTIs destinadas para adultos ocupadas — maior número registrado desde quando a pandemia teve início no Estado, há pouco mais de um ano.


No geral, o monitoramento apresentado hoje mostra que a Capital tem 91,53% das UTIs ocupadas. Em equipamentos desse porte, utilizados para atendimentos mais graves, a ala infantil tem 77,63% de ocupação e a destinada para atendimento neonatal estão ocupadas em 37,5% .


Ainda de acordo com o levantamento, a média geral de ocupação dos leitos de enfermaria é de 89,69%. A maior ocupação é registrada na ala destinada ao atendimento de pessoas adultas- de 92.43%. Enfermaria infantil e gestante registram 75,38% e 66,67% de ocupação, respectivamente.

 

*Da redação do BFJR, com O POVO.