domingo, 21 de março de 2021

No Ceará - Apesar da adoção de medidas mais rígidas, índice de isolamento social fica abaixo de 50%

Foto: Thiago Gadelha/SVM

O índice de adesão ao isolamento social no Ceará ficou abaixo de 50% na primeira semana de vigência do decreto com ações mais restritivas em todo o estado. O número é menor que os 60% a 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a eficácia da medida.


De 13 a 19 e março, a média ficou em 43%. O menor índice registrado foi de 41% na quinta-feira (18), véspera de feriado de São José. O único dia que o índice apresentou valor maior que 50% foi domingo (14) com 53,5% de isolamento da população.


O biomédico Samuel Arruda esclarece que a nova variante do coronavírus faz com que o atual momento da pandemia seja bem diferente do mesmo período do ano passado "A gente está lidando com variantes que a não estávamos acostumados a lidar. Hoje a gente vive um momento da pandemia muito diferente daquele que vivemos na primeira semana de lockdown há um ano. Os casos hoje são muito mais graves", avalia.


A segunda onda da Covid-19 no estado alterou completamente a rotina do funcionário público Gabriel Matos que mora com a mãe idosa. "A gente tem continuado participando das reuniões do centro espírita de forma online. Os meus amigos tenho visto por videochamada. São restrições que a gente tem que fazer se a gente quiser viver livre disso", afirma.



*Da redação do BFJR, com G1 CE.