terça-feira, 9 de março de 2021

Em voto, Gilmar Mendes considera Moro suspeito para julgar Lula.


O Supremo Tribunal Federal (STF) vota nesta terça-feira, 9, a suspeição de Moro para julgar processos do ex-presidente Lula (PT). Primeiro ministro a votar, Gilmar Mendes se posicionou pela suspeição do ex-juiz. "Não se combate crime cometendo crime", ele defendeu. Gilmar foi responsável por pautar a discussão para esta terça-feira.

Faltam votar ainda Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques.

O ex-presidente teve anuladas as condenações nos casos do triplex no Guarujá (SP), do sítio em Atibaia (SP) por decisão de Fachin. Lula é réu em ação que envolve o Instituto Lula.

Em nota, Fachin informou que entendeu entendeu que a 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba não era o juízo competente para processar e julgar os casos envolvendo o petista. A decisão envolve os quatro processos que envolvem o ex-presidente: o do sítio de Atibaia, do triplex, o de compra de um terreno para o Instituto Lula e o de doações para o mesmo instituto.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu que vai recorrer da anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos da Operação Lava Jato. A decisão, que pode ser levado para a Segunda Turma ou para o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser apresentado nos próximos dias pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, integrante da equipe do procurador-geral Augusto Aras.

*Da redação do BFJR, com O Povo.