terça-feira, 9 de março de 2021

Estudo da Aprece revela que 10 municípios cearenses estão com provisão de oxigênio em colapso

Foto: Reprodução/EPTV
Com a alta demanda por oxigênio hospitalar, algumas cidades estão em situação crítica por falta de garantia do produto, fundamental para tratar pacientes em estado grave da Covid-19. Um levantamento da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) mostra que já ocorre situação de colapso em 10 municípios do estado.

Segundo o estudo da associação feito em 173 das 184 cidades do Ceará, os municípios estão na seguinte situação em relação ao estoque e fornecimento de oxigênio hospitalar:

-74 municípios (40,22%) estão em situação crítica; o estoque é baixo, mas suficiente para manter atendimento dos pacientes, caso a demanda não aumente de forma brusca.

-67 cidades (36,41%) em condição normal, mas no limite; a cidade tem oxigênio suficiente para atender os pacientes hospitalizados, mas não tem capacidade de receber mais pessoas.

-10 (5,43%), em colapso.

-22 (11,96%), em outras situações.


A Aprece afirma que as cidades já foram alertadas por fornecedores sobre as dificuldades em garantir o abastecimento do oxigênio hospitalar.


Ainda de acordo com a associação, a situação de cada cidade em relação ao abastecimento de oxigênio é feito com base em avaliação de cada gestão, mas não há estudo técnico apontando a gravidade da crise.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.