sexta-feira, 5 de março de 2021

Foram realizados 1.947 atendimentos por teleconsulta durante a pandemia no Ceará

No cenário de pandemia, a teleconsulta tem sido uma das estratégias ampliadas pela Secretaria da Saúde do Ceará para não desassistir aqueles que estão em tratamento nos serviços de saúde do Estado. Com seis unidades, a teleconsulta da Sesa conta com equipe multiprofissional em diferentes especialidades. O atendimento, direcionado aos pacientes já assistidos nas unidades de saúde do Governo do Ceará, pode ser feito via aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram.


Foram realizados, entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.947 atendimentos. “Neste contexto de pandemia, em que as barreiras de distanciamento entre os pacientes e os profissionais da saúde estão ampliadas, a teleconsulta vem para contribuir com a manutenção da assistência e dos cuidados com a saúde”, sublinha o médico de família e comunidade Allan Denizard, que coordena o serviço virtual da Sesa.


Os hospitais Infantil Albert Sabin (Hias), Geral de Fortaleza (HGF), César Cals (HGCC) e Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (de Messejana) prestam o serviço. O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também fazem parte da força-tarefa.


Pneumologia, imunologia, genética, endocrinologia, nutrição, neurologia, ambulatório de pé diabético, enfermagem, cardiologia adulto e pediátrica, hemoglobinopatias, psiquiatria, proctologia e ginecologia são algumas das especialidades disponíveis entre os cerca de 180 profissionais atuantes para as consultas virtuais de retorno dos pacientes atendidos nas unidades.


Serviço

O serviço teleconsulta da Sesa é disponibilizado para pacientes já assistidos pelas Unidades de Saúde, por meio de aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram).


 

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará.