quarta-feira, 24 de março de 2021

No Ceará - Municípios que anteciparam isolamento social têm redução nos casos de Covid-19

Foto: Wandemberg Belém/SVM

Cinco cidades do Ceará que adotaram medidas de isolamento começam a reduzir o contágio da Covid-19. Mombaça, Santa Quitéria, Meruoca, Palhano e Pentecoste foram os primeiros municípios do Ceará a restringir a circulação de pessoas na segunda onda.


Esses municípios anteciparam o decreto estadual, atualmente em vigor em todo o Ceará, que restringe o funcionamento de atividades. Apenas aquelas consideradas essenciais podem manter o funcionamento.


Mombaça, na Região Centro-Sul, foi primeiro município do Ceará a fechar todos os serviços não essenciais em 2021, após a morte de três pessoas morreram após contrair a doença em apenas um único dia, em fevereiro. Depois do decreto, a média móvel está quase zero, e a cidade de 42 mil habitantes não registrou mais óbitos.


O município de Santa Quitéria decretou lockdown ainda no fim de fevereiro. Em um único dia antes do lockdown, 39 casos da doença foram confirmados em 24 horas. Nos últimos três dias, por exemplo, domingo (21), segunda-feira (22) e terça-feira (23), Santa Quitéria registrou apenas um novo caso de Covid-19.


Meruoca, na Região Norte do Estado, decretou também lockdown no fim de fevereiro. A prefeitura proibiu inclusive a venda de bebidas alcoólicas. No dia 3 de março deste ano, a média móvel atingiu a marca de 11,57, maior índice desde o início da pandemia. Nesta terça-feira (23), segundo dados do IntegraSus, a média móvel de casos é de apenas 0,14.


A cidade de Palhano decretou também isolamento rígido em fevereiro. Foram 242 casos em janeiro e fevereiro deste ano e 222 em todo o ano passado. Por conta do isolamento, segundo a prefeitura, há quatro dias não registra novo caso. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, apesar dos bons números, o órgão quadruplicou o estoque de oxigênio.


E em Pentecoste, na Região Central do Estado, foi outro município que determinou o lockdown. Em 4 de março, um dia antes da prefeitura colocar medidas mais rígidas, a média móvel na cidade era de 29. Com o isolamento, a média móvel para novos casos reduziu para 0,28.


O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, no dia 11 de março, medida da necessidade de um isolamento social mais rígido em todo o Estado. Anteriormente, a medida era obrigatória só para Fortaleza.


O Ceará e a maior parte dos estados brasileiros vive situação de "alerta crítico" no pior momento da pandemia da Covid-19. O Ceará tem atualmente 97% dos leitos de UTI ocupado, o que gera dificuldade para novos pacientes conseguirem uma vaga.


Por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19, a Fiocruz sugere que os estados devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias.


A recomendação foi divulgada nesta terça-feira (23) no "Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz".


*Da redação do BFJR, com G1 CE.