quinta-feira, 11 de março de 2021

URGENTE! Governador Camilo Santana decreta lockdown em todo o Ceará a partir deste sábado

(Foto: JÚLIO CAESAR)

Todos os municípios do Estado do Ceará entram em isolamento social rígido a partir de meia-noite deste sábado, 13, até o dia 21 de março. A medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT) em transmissão ao vivo em suas redes sociais nesta quinta-feira, 11. O lockdown em Fortaleza iria até 18 de março e foi estendido até o domingo, 21.


Ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o governador começou o anúncio com um balanco de leitos para tratamento da Covid-19 no Estado. Há atualmente 2.482 leitos de enfermaria e 1.082 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Este segundo número ultrapassa a meta da gestão de 1.074, previamente estabelecida para até o fim do mês corrente. Hoje mais cedo, Camilo entregou uma ala exclusiva para atendimento da doença no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA).


Ainda, o governador ressaltou que mais de 50% das pessoas internadas com o coronavírus no Ceará têm menos de 60 anos, salientando a incidência da patologia nos mais jovens. Camilo afirmou também que, diferente da primeira onda, a pandemia atualmente afeta de forma grave todos os estados brasileiros. Apenas no Ceará, foram confirmados, até às 16h53min de hoje, 459.782 casos da Covid-19 e 12.116 óbitos.


O Dr. Cabeto explicou três motivos que fazem do lockdown uma ferramenta fundamental na pandemia. O isolamento auxilia na diminuição da circulação viral do coronavírus, evitando assim a formação de novas mutações do vírus e o esgotamento do sistema público de saúde. Para que o lockdown não afete o funcionamento social, o governo estadual anunciou diversas medidas de auxílio nos últimos dias e confirmou, durante a transmissão de hoje, que novas serão anunciadas em breve.


Hoje mais cedo, governadores do Nordeste e o Ministério da Saúde fecharam entendimento para compra de 39 milhões de doses da Sputnik V e inclusão no Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo governo Federal. Cientistas dizem que a Sputnik V foi quase 92% eficaz, com base em resultados de testes em estágio final revisados por pares publicados no jornal médico The Lancet em fevereiro.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.