sábado, 17 de abril de 2021

Com aumento nos indicadores da pandemia, cinco cidades do Ceará estão em lockdown.


Apesar da flexibilização para o retorno gradual das atividades comerciais no Ceará — trazida pelo último decreto do Governo do Estado, cinco prefeituras do Interior mantiveram comércio e demais atividades não essenciais fechados para conter o propagação do novo coronavírus. A medida foi adotada em Capistrano, Baturité e Pacoti, na região Norte, e em Antonina do Norte e Santana do Cariri, no Sul do estado. Os municípios têm em comum um cenário de piora dos principais indicadores da pandemia, enfrentando crescimento nas taxas de transmissão, ocupação de leitos hospitalares e no número de óbitos causados pela Covid-19.

Em Santana do Cariri, cidade com pouco mais de 17 mil habitantes, houve aumento de 159% nos casos confirmados da doença num intervalo de 30 dias. Entre 16 de março e 15 de abril, 171 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença, enquanto nos trinta dias anteriores o número havia chegado a 66. O município soma 607 infectados e 16 mortes por complicações do vírus. Atualmente, há 145 casos suspeitos em investigação, número que reflete o aumento na procura por testes de detecção da Covid-19 na rede municipal.

“Fazíamos 50 exames por semana. Hoje, em média, são 50 testes por dia. A procura é cada vez maior e os índices de contaminação continuam altos”, disse o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade (MDB), ao ser perguntado pelo O POVO sobre os motivos para a manutenção das medidas mais restritivas no município.

A cidade caririense anunciou a continuidade do lockdown na última segunda-feira, 12, dois dias após o anúncio de flexibilização feito pelo governador Camilo Santana (PT). “Não há outra saída para frear a contaminação. Foi uma decisão amparada na ciência e deliberada pelos técnicos do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid”, justificou o gestor.

*Da redação do BFJ, com O Povo.