segunda-feira, 26 de abril de 2021

No interior do Ceará, PM flagra 13 pessoas com 500 aves abatidas e 10 espingardas de pressão.


Treze homens foram flagrados pela Polícia Militar na localidade de Carcará, em Sobral, Região Norte do Estado, com 532 aves abatidas, dez espingardas de pressão e duas garrafas pet cheias de ovos de avoante na tarde desse domingo, 25.

O grupo foi conduzido à Delegacia Metropolitana da cidade, onde assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. Com eles, a PM encontrou ainda sete recipientes contendo chumbinho, 11 estilingues, duas facas, cinco cantis, 11 lanternas, uma garrafa de aguardente, três sacolas com pedras, chocalho, corneta e roupas para caça. Eles foram liberados após a assinatura do TCO.

De acordo com a PM, composição da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) fazia fiscalização a um pombal de avoante (da espécie Zenaida auriculata) na localidade de Caracará. A ave, em seu ciclo de vida, usa o sertão cearense para o período de reprodução, faz ninhos no chão e se tornando de fácil captura. Ao chegarem próximos ao pombal, os militares viram rastros de motos saindo da estrada principal, entrando no matagal.

Após buscas, os agentes encontraram os homens que se preparavam para uma caça noturna. A Polícia percebeu que outros suspeitos já estavam caçando e, no local da entrada, ficaram no aguardo o resto do grupo. Ao todo, foram conduzidas 13 pessoas à delegacia.

Na unidade policial os suspeitos assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.

*Da redação do BFJ, com O Povo.