quinta-feira, 27 de maio de 2021

Ceará - Número de furtos e roubos de veículos apresenta queda em 2021

O Ceará registrou redução no número de roubos e furtos de veículos nos quatro primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto os roubos tiveram retração de 27,7%, os furtos de bens automotores reduziram em 28,6%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


No ano passado, o Ceará registrou 3.810 veículos roubados em ações criminosas mediante o uso de violência, mas de janeiro a abril deste ano o índice caiu para 2.754. Já os furtos foram de 1.576 para 1.126 nos quatros primeiros meses deste ano. Para o secretário da SSPDS, Sandro Caron, números como esses são resultados de trabalhos ostensivos e investigativos que foram intensificados, visando frear a atuação de grupos criminosos nos municípios cearenses.


"Essa queda é resultado de uma série de estratégias simultâneas. Temos novas ferramentas, como o Agilis, que foi lançado semana passada, mas que estava em teste desde abril. É uma inovação com o uso de inteligência artificial, que se soma ao Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), e que foi o responsável por uma série de apreensões e recuperações de veículos, além de capturas de pessoas envolvidas nesse tipo de crime. Houve também uma intensificação das ações da Polícia Civil, da Polícia Militar, que, com o uso de inteligência, conseguiu aumentar o número de capturas de pessoas envolvidas em crimes", explicou.


*Da redação do BFJR, com G1.