terça-feira, 1 de junho de 2021

Ceará - Meses de lockdown foram os que registraram menos roubos e furtos.


Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) apresentaram queda nos meses de maio de 2020 e no mês de março de 2021 - períodos de lockdown em Fortaleza e no Ceará.

Entre os dois anos, esses meses foram os que apresentaram menores índices das ocorrências. Os CVPs correspondem a todos os crimes classificados como roubo, exceto o latrocínio (roubo seguido de morte), contabilizado nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

Em maio de 2020, foi instaurado em Fortaleza o primeiro lockdown devido à pandemia da Covid-19. A medida possivelmente refletiu nas ocorrências do CVP - um total de 3.326 registros de roubos e furtos foram contabilizados pela SSPDS durante o período, sendo o menor índice em todo o ano de 2020. Os três primeiros casos do novo coronavírus foram notificados ainda no dia 15 de março e o primeiro óbito foi registrado no dia 26 do mesmo mês.

No mês anterior do mesmo ano, em abril de 2020, foram 4.068 ocorrências registradas. Em maio, o número de CVPs registrado caiu para 3.326, 18% a menos do que o mês anterior. Entre maio e junho, com o fim do lockdown em Fortaleza, as ocorrências de roubos e furtos então aumentaram 1,2%.

*Da redação do BFJ, com O Povo.