terça-feira, 22 de junho de 2021

Ceará pode ser um dos primeiros estados a vacinar 100% da população adulta, diz Sesa.


A meta do Ceará é vacinar 100% da população acima de 18 anos até o final de agosto. Conforme Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde (Sesa), o Ceará pode ser um dos primeiros estados do Brasil a vacinar toda a população adulta contra a Covid-19.

Se a meta for alcançada, a partir de agosto, Estado vai começar a "pensar mecanismos e estratégias de como a gente vai conviver com o vírus tendo boa parte da população já protegida". 

"Hoje, Estado conta com 519 mil doses de vacina contra a Covid-19 em seus municípios. São doses de primeira dose para que a gente consiga, até o final de agosto, vacinar 100% da população adulta cadastrada no Saúde Digital", explica em vídeo divulgado pela pasta nesta terça-feira, 22.

Segundo a secretária, com essa taxa de imunização, será possível romper a cadeia de transmissão do vírus no Estado. Ela frisa que a vacinação não faz com que a pessoa não adoeça, mas evita formas graves e o óbito em decorrência da doença.  Conforme Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, todos os residentes no Estado com mais de 18 anos devem ser ser vacinados até dia 25 de agosto.

"Se o Ministério (da Saúde) conseguir manter a regularidade de envio e a quantidade, é possível que sejamos um dos primeiros estados a vacinar 100% da população. Por outro lado, é importante que os municípios criem estratégias ágeis, aumentem os locais de vacinação para que a gente mantenha essa velocidade", avalia.

Quanto mais rápido a população receber as doses, mais rápido será possível tentar voltar à normalidade, prospecta Magda, reiterando a necessidade do uso de máscara e do distanciamento. "Mas a partir de agosto, com a população vacinada, a gente vai começar a pensar mecanismos e estratégias de como é que a gente vai conviver com o vírus tendo boa parte da população já protegida", conclui.

*Da redação do BFJ, com O Povo.