sexta-feira, 11 de junho de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - João Zacarias e Dona Teresinha (in memoriam).


João Zacarias e Dona Teresinha (in memoriam)


A história cotidiana não se faz só pelos fatos e pelas pessoas que estão presentes, mas também pelas que foram presentes, e continua nos que ficam. Essa semana Brejo Santo registra no seu cotidiano histórico a partida para eternidade de uma das personalidades mais respeitadas da cidade: Sr. João Zacarias (nasceu no ano de 02/02/1927).

Faço menção e homenagem em nossa coluna com muito pesar, mas compartilhando com todos, o legado de Sr. João Zacarias como cidadão e como ser humano. É um registro inesquecível, uma pessoa que deixa marcado um sorriso ímpar, uma simpatia sem igual, uma religiosidade invejável de missa diária com sua esposa Dona Teresinha (nasceu no ano de 30/01/1932).


Sr João e Dona Terezinha deram um testemunho de união conjugal que fica na memória daqueles que o acompanharam ao longo da história. Da união nasceram os filhos: Francisco, Fátima, Maraton, Tânia, Luza, Neidinha, Zacarias, Carminha, Corrinha, e Gracinha, Raimundo (in) memoriam. Seus filhos, seu maior legado que se destacam como pessoas íntegras e que compõem o cenário histórico cotidiano da cidade.

Registro assim, alguns fatos que me recordam sobre Sr. João, como um dos primeiros caminhoneiros da cidade e ensinou muitos a dirigir, inclusive meu pai. Participou do ECC, um dos primeiros encontros de Casais com Cristo. Sr João foi Ministro da Eucaristia, estava sempre no altar a serviço da Igreja. Ajudava nas pastorais, e quando se encontrava com qualquer pessoa conversava com calma e delicadeza, sempre tinha uma palavra de conforto. E Dona Tresinha, um sorriso sem medida, sempre a via assim.

O amor que os uniu na terra, os une no céu, Dona Teresinha partiu no12/06/2020 e no dia 06/06/2021 praticamente quase um ano depois, Sr João Zacarias (partiu) e estão unidos na eternidade, na Esperança do Cristo ressuscitado. Fica o legado do amor maior nos filhos, netos e bisnetos e nas gerações que virão.

Nossa gratidão a família por conceder o espaço em publicar um pouco sobre Sr. João e Dona Teresinha. 
Tem uma canção que expressa o seguinte: 
É Deus o amor sem par
E a todos pode dar
Feliz viver
Foi Deus quem fez Jesus
Levar a minha luz até morrer
Foi esse amor que fez
A sepultura abrir
E o meu Salvador em glória ressurgir
O amor é inspiração
Na vida uma canção
O amor