sábado, 26 de junho de 2021

Dom Gilberto Pastana recebe Título de Cidadão Cearense da AL.


O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi homenageado, pela Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (25/06), com o Título de Cidadão Cearense.

O evento, aconteceu no auditório da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, e foi transmitido pelo canal de YouTube da Diocese do Crato e página no Facebook.
 
O deputado Fernando Santana (PT), autor do requerimento, destacou a honra de conceder o Título de Cidadão Cearense ao paraense, Dom Gilberto. "Essa homenagem é mais do que justa, não apenas pelo trabalho realizado, mas também pela pessoa valorosa que sempre foi e representa para o povo", afirmou.
 
O parlamentar ressaltou que o bispo sempre foi acessível e acompanhava as pessoas de perto. "Precisávamos de um pacificador e Deus nos mandou o bispo. Conquistou o coração de todos no Cariri e vai assumir uma nova missão, mas agora como cidadão cearense", comemorou.
 
Fernando Santana agradeceu ainda o governador Camilo Santana, pelo trabalho desenvolvido no Crato e em todo o estado do Ceará. "O governador, assim como o bispo, sempre conduziu seus trabalhos com muito diálogo e vem vencendo essa pandemia com diálogo e serenidade", pontuou. 

O reverendíssimo Dom Gilberto Pastana de Oliveira agradeceu a homenagem. "Vou levar com muita honra o título e tudo o que esse Estado me proporcionou", assinalou.

Dom Gilberto comemorou ainda a notícia de que nenhum paciente acometido pela Covid-19 no Crato, está esperando leito na Unidade de Pronto Atendimento (UTI). "Estamos sem fila na UTI e essa é uma notícia maravilhosa. Vamos continuar com todos os cuidados promovendo o bem", disse. 
 
O reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco de O’ Lima Júnior, assinalou que o título de Cidadão é um grande presente do povo para o homenageado. "Dom Gilberto sempre foi muito parceiro. Cheio de sabedoria e sempre dialogando com o povo e as instituições. Ficamos alegres de ser anfitriões desse evento tão importante", pontuou.
 
O prefeito do Crato, José Ailton Brasil, parabenizou a iniciativa do deputado Fernando Santana e assinalou que Dom Gilberto é um grande pacificador. "O bispo sempre foi muito humilde e guiou seu rebanho com serenidade e sabedoria. Estava sempre orando e abençoado as pessoas de perto", apontou. O prefeito agradeceu ainda o apoio do bispo na criação da Faculdade de Medicina do Crato. "Dom Gilberto foi chamado para guiar outro rebanho, mas vai deixar marcas profundas de um bom trabalho", frisou.
 
A homenagem é resultado do projeto de lei 221/21 , do deputado Fernando Santana (PT), que foi aprovado na Assembleia em 2 de junho de 2021 e sancionado pelo governador, Camilo Santana, em 15 de junho. 
 
Dom Gilberto Pastana estudou Filosofia e Teologia em Belém, na Universidade Federa do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (Ipar). É mestre em teologia pelo Teresianum em Roma (1990-1992), com especialização em Teologia Espiritual. Nascido no município de Santarém, no Pará, foi o sexto bispo da Diocese de Crato, de 2016 até junho de 2021. 
 
Ordenado Sacerdote em 27 de julho de 1985, em Santarém;  foi vigário paroquial da Paróquia de Santo Antônio de Pádua; reitor do Seminário Pio X; coordenador Diocesano de Pastoral; pároco de Nossa Senhora Aparecida; vice-reitor do Seminário Maior Inter-diocesano São Gaspar; coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia do Instituto de Pastoral Regional; vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Santarém; diretor da Rede Vida de Televisão e Vigário geral da Diocese de Santarém. Em 2005, foi nomeado Bispo de Imperatriz pelo Papa Bento XVI, em agosto de 2005. Em 2016, foi nomeado pelo papa Francisco, bispo coadjutor da Diocese de Crato e logo depois, passou a ser o bispo Diocesano. 
 
Estavam presentes no evento o vice-prefeito do Crato, André Barreto; a secretária de Educação do município, Eliana Estrela; vereadores; prefeitos; padres e sociedade civil.

*Da redação do BFJ, com ASCOM AL.CE.