quarta-feira, 9 de junho de 2021

Estudantes da UFC criam projeto para auxiliar pessoas no cadastro da vacinação contra Covid-19.


Um grupo de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, na última terça-feira, 8, o projeto "Cadastra Eu", mutirão que tem como objetivo ajudar cearenses sem acesso à internet a se cadastrarem na plataforma Saúde Digital, de vacinação contra a Covid-19. A mobilização já conta com 22 voluntários e busca também arrecadar recursos para promover doações.

Os alunos envolvidos no projeto pretendem atuar levando informações sobre o cadastro a todas as pessoas que não têm acesso à internet ou a equipamentos eletrônicos, incentivando e auxiliando essa população na hora de realizar o procedimento. Para isso, os integrantes vão fazer uso de equipamentos de proteção individual para irem até áreas urbanas de grande fluxo de pessoas, como terminais de ônibus e praças.

Além de abordar a população para informar e auxiliar sobre o processo, o grupo vai fazer um acompanhamento do cadastro. Ou seja, os estudantes vão cadastrar quem não tem conhecimento ou acesso sobre o assunto e acompanhar as listas de agendamento divulgadas, informando para a pessoa contemplada sobre o dia que ela deve ser imunizada e qual o posto de vacinação precisará comparecer.

"A iniciativa é importante porque ela soma forças para garantir que toda a população cearense esteja cadastrada no Saúde Digital, tenha ciência do agendamento e possa se vacinar. É um direito que deve ser assegurado, e o projeto viabiliza isso para as pessoas que não tem acesso à internet ou equipamentos", afirma Rogério Bié, estudante do curso de Jornalismo da UFC e um dos integrantes do movimento.

*Da redação do BFJ, com O Povo.