quarta-feira, 9 de junho de 2021

Vacina da Janssen contra Covid-19 vai ser distribuída para todos os municípios do Ceará.


A vacina da Janssen contra Covid-19 vai ser distribuída para todos os municípios do Ceará, conforme Sayonara Cidade, vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (9), ela explicou a utilização do imunizante que chega para reforçar a vacinação no estado.

As prefeituras vão fazer mutirões de vacinação para aplicar logo o imunizante, pois o lote vai chegar próximo à data de validade, em 27 de junho. A vice-presidente da CIB informa ainda que o imunizante, que requer a aplicação de apenas uma dose, vai ser utilizado na vacinação da população em geral, sem público específico.

Sayonara explicou que a determinação de enviar doses a todos os municípios cearenses foi tomada pela direção da CIB, a partir de um ad referendum — documento feito de maneira extraordinária e que define uma decisão a partir de consenso, no caso da CIB, entre presidência e vice, Dr. Cabeto (secretário da Saúde do Ceará) e Sayonara Cidade, respectivamente.

“Nós não fizemos extraordinária não. A gente acordou entre todas as partes — tanto o Cosems quanto o estado — que todos os municípios iriam receber. E com isto, a gente fez só um ad referendum, só uma resolução para autorizar”, comenta Sayonara.

*Da redação do BFJ, com G1.