sábado, 19 de junho de 2021

Juazeiro do Norte - MP Eleitoral recomenda que cassação dos diplomas do prefeito e vice seja mantida.


Em parecer encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Ministério Público Eleitoral defendeu a manutenção da cassação dos diplomas e a inelegibilidade do prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD). 

No documento, o MP Eleitoral pede que o Tribunal confirme a decisão da primeira instância da Justiça Eleitoral, que no dia 30 de abril cassou os diplomas da chapa por abuso de poder econômico.

Na decisão, o juiz da 28ª Zona Eleitoral do Ceará, Giacumuzaccara Leite Campos, apontou uso ilegal de um helicóptero durante uma carreata dos então candidatos, realizada em outubro de 2020. A aeronave, que pertenceria ao empresário Gilmar Bender (PDT), aliado e maior financiador da campanha de Glêdson, teria feito um derrame de papel picado no evento político. As imagens, inclusive, foram publicadas nas redes sociais, de acordo com o despacho.

A ação, segundo o magistrado, decorreu em "grande benefício [aos candidatos], a ponto de tornar injusta e desproporcional a propaganda eleitoral”. Além disso, o juiz constatou omissão de despesas eleitorais, uma vez que, segundo ele, o uso do helicóptero não constava nas declarações de gastos de campanha apresentadas por Glêdson e Giovanni à Justiça eleitoral.

*Da redação do BFJ, com O Povo.