sábado, 26 de junho de 2021

Primeiro lote da vacina da Janssen será usado nas cidades do interior do Ceará

Foto: Helene Santos/ Governo do Estado

A primeira remessa da vacina Janssen, que chegou a Fortaleza na quinta-feira (24), será usada nos municípios do interior do Ceará, ou seja, Fortaleza ainda não vai usar o imunobiológico, conforme Sayonara Cidade, vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado. Guaramiranga também não recebeu doses da Janssen por já ter vacinas suficientes para imunizar toda a população de 18 a 59 anos.

Em entrevista ao G1, Sayonara afirma que Fortaleza será contemplada com as doses da próxima remessa, ainda sem data definida. A decisão foi tomada devido à quantidade do número de doses recebidas pelo Estado. O primeiro lote veio com 61.100 doses do imunizante que requer apenas uma aplicação.


"A vacina da Janssen vai ser dividida por todos os municípios do Ceará. A capital não vai receber nesse momento por conta do número de doses que vieram. Então vai ser distribuída para os demais municípios e, na próxima remessa, que ainda será informada [pelo Ministério da Saúde], o Estado vai receber as doses da capital", afirma.


1ª cidade do Ceará a utilizar o imunizante

A vacina da Janssen contra a Covid-19 começou a ser aplicada nesta sexta-feira (25) na cidade de Guaiúba, a 41 quilômetros de distância de Fortaleza. O município é o primeiro do Ceará a usar o imunizante, até então inédito no Estado.


A cidade recebeu 195 doses do imunizante e todas serão usadas, segundo a prefeitura. Conforme a Secretaria de Saúde, atualmente o município tem como público-alvo pessoas na faixa etária de 40 a 45 anos. Ao todo, 345 pessoas estão agendadas para hoje, entre público geral, gestantes e puérperas.


A vacinação ocorre no Centro de Cultura e Arte (Ceart) do município e também nos postos de saúde dos distritos.


Vacinação no Ceará

Na quinta-feira (24), o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, informou durante uma coletiva sobre o início do uso da vacina da Janssen no Estado, que estava previsto para começar no fim de semana.


"A gente tem uma reunião na CIB (Comissão Intergestores Bipartite), entre hoje e amanhã, para a gente tratar da logística relativa a Janssen", disse Cabeto.


De acordo com o secretário da Saúde, não há faixa etária específica para a vacina da Janssen ser aplicada.


O governador Camilo Santana informou durante o evento que o Ceará deve receber no início de julho 183 mil doses da russa Sputnik V, que teve a compra excepcional liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


"Há uma previsão de chegar agora o início de julho. A gente teve uma reunião, são 183 mil doses para o Ceará", disse o gestor estadual.


Vacinação de adolescentes

Ainda segundo Dr. Cabeto, ainda não uma previsão para o início da vacinação de adolescentes no Estado. Apesar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já ter liberado o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital.


“Nós vamos seguir o plano que foi estabelecido na Comissão Bipartite e vamos vacinar progressivamente até 18 anos. Somente após isso é que nós vamos seguir as outras faixas etárias. Poucas vacinas estão credenciadas para usar entre 12 e 18 anos. Por enquanto nós vamos dar prosseguimento ao plano de vacinação já estabelecido e já normatizado por esse critério", disse o secretário.


O secretário também informou que há a expectativa da cidade de Guaramiranga chegar a marca de 100% da população contra o novo coronavírus esta semana.


"O Ceará tem cada vez mais ampliado a capacidade de vacinação. Já têm alguns municípios que vão completar essa semana 100% da população vacinada. Guaramiranga no domingo fecha a vacinação de toda população destinada à vacinação".


Confirmação do primeiro lote

O governador Camilo Santana confirmou, no começo da manhã desta quinta, que o primeiro lote de vacinas da Janssen chegaria ao estado na manhã de quinta-feira.


"Recebemos a confirmação do horário de chegada ao Ceará das 270.900 doses de vacinas contra a Covid. O primeiro lote da Janssen, com 61.100 doses, e as 116.200 doses da CoronaVac chegam nesta quinta-feira, às 11h50", publicou Camilo Santana.


Camilo também informou sobre um lote que deve chegar à tarde no Ceará. "Já as 93.600 doses da Pfizer vêm em voo previsto para pousar hoje às 15h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Só descansarei quando todos os cearenses estiverem vacinados", complementou o governador.

 

*Da redação do BFJR, com G1.