![]() |
Foto: Tânia Rêgo - 27.jan.2021/Agência Brasil |
Com o novo lote, a Fiocruz alcança o número de 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca disponibilizadas ao PNI. Desse total, 65,9 milhões de doses foram produzidas pela Fundação e quatro milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, da Índia.
Com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) já disponível as entregas semanais estão garantidas até o dia 23 de junho, afirmou a instituição. Até o momento, contudo, a Fiocruz segue com capacidade de produção superior à de disponibilidade de matéria-prima.
A vacina se tornou o imunizante mais utilizado no país após ultrapassar a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Em julho, a Fiocruz garantiu a entrega do insumo para produção de mais 70 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para o segundo semestre deste ano.
Dessa forma, são dois acordos firmados com a AstraZeneca, um para 50 milhões e outro para 20 milhões de doses. O contrato pelo envio de mais IFA garante que a produção não seja interrompida nos meses de agosto e setembro. A expectativa é que já em outubro a Fiocruz entregue doses com o IFA 100% nacional.
*Da redação do BFJR, com CNN Brasil.