sábado, 10 de julho de 2021

Ministério da Saúde recebe mais 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca

Foto: Tânia Rêgo - 27.jan.2021/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou nesta sexta-feira (9), mais quatro milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Destas, 212 mil doses serão destinadas diretamente ao estado do Rio de Janeiro. 


Com o novo lote, a Fiocruz alcança o número de 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca disponibilizadas ao PNI. Desse total, 65,9 milhões de doses foram produzidas pela Fundação e quatro milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, da Índia.  


Com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) já disponível as entregas semanais estão garantidas até o dia 23 de junho, afirmou a instituição. Até o momento, contudo, a Fiocruz segue com capacidade de produção superior à de disponibilidade de matéria-prima.  


A vacina se tornou o imunizante mais utilizado no país após ultrapassar a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Em julho, a Fiocruz garantiu a entrega do insumo para produção de mais 70 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para o segundo semestre deste ano. 


Dessa forma, são dois acordos firmados com a AstraZeneca, um para 50 milhões e outro para 20 milhões de doses. O contrato pelo envio de mais IFA garante que a produção não seja interrompida nos meses de agosto e setembro. A expectativa é que já em outubro a Fiocruz entregue doses com o IFA 100% nacional.



*Da redação do BFJR, com CNN Brasil.