domingo, 11 de julho de 2021

Novo decreto: igrejas podem funcionar com até 60% da capacidade


Igrejas e demais templos religiosos poderão funcionar com 60% da capacidade máxima. A mudança foi publicada no decreto estadual de isolamento social que entra em vigor a partir desta segunda-feira, 12. Antes, a capacidade máxima permitida era de 50%. Outras medidas, como o uso de máscara de proteção e o distanciamento social, também devem ser adotadas.

No novo decreto, o anúncio que as instituições religiosas podem funcionar continua o mesmo, até as 22 horas. O horário visa respeitar o toque de recolher do Estado, definido entre 23 e 5 horas. A prática de celebrações virtuais também acontece de forma frequente e é recomendada pelo Governo do Estado. No caso da Arquidiocese de Fortaleza, por exemplo, os encontros acontecem por meio do Google Meet.

A retomada de igrejas começou, após a adoção do segundo lockdown no Estado, no dia 10 de abril deste ano, inicialmente com 10% da capacidade. Com a melhora dos indicadores epidemiológicos, o poder público foi permitindo o aumento da capacidade nos templos. No dia 24 de abril, o número subiu para 25% e no início de junho chegou à metade da capacidade.

No fim de abril, a prefeitura de Fortaleza regulamentou academias e igrejas como atividades essenciais durante o período de crise na saúde. Ainda assim, o funcionamento delas só obedeceu o que determinou o decreto estadual para o setor.

*Da redação do BFJ, com O Povo.