sábado, 3 de julho de 2021

Quase 2 mil criadores de pássaros no Ceará precisam renovar autorização até 31 de julho.


Em um comunicado emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), os criadores amadores de pássaros silvestres nativos foram convidados a renovar a autorização para o exercício da atividade. A permissão é referente ao período de dois anos consecutivos (2021/2022) e o prazo para a regularização se encerrará no dia 31 de julho.

O número mínimo de aves por registro é de uma e o máximo é de 100 por criador amador. De acordo com a Gerência de Fiscalização da Semace, existem 1.974 criadores amadores de pássaros no Ceará registrados no Sistema Federal.

Esses criadores precisam renovar sua autorização. “Quem perder o prazo fica bloqueado no sistema e impedido de exercer a atividade, não podendo declarar as movimentações no plantel, como o nascimento de aves e a transferência para outros criadores”, informa o fiscal ambiental da Semace, Roberto Cavalcante.

A convocação vale para criadores de todo o Ceará, de espécies silvestres nativas, como curió, bicudo-verdadeiro, galo-de-campina, canário-da-terra, caboclinho, entre outros. Em caso de fiscalização, o criador irregular pode ser autuado, e ter suas aves apreendidas.

*Da redação do BFJ, com O Povo.