sexta-feira, 6 de agosto de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Parabéns aos Padres de nossa cidade. Históricos dos Padres de Brejo Santo.


Parabéns aos Padres de nossa cidade.
Históricos dos Padres de Brejo Santo.




Começa o mês de agosto, dedicado ao aniversário do município! Desponta 131 em que o nosso pedaço de chão nos traz muitas histórias com outras histórias. Hoje na nossa história cotidiana em alusão ao dia do padre que foi dia 04 (quarta-feira), trago os padres que assumiram pela lei provincial e que por aqui passaram além dos cooperadores.

Sabemos que o primeiro vigário a colocar os pés em Brejo santo foi o Francisco Lopes Abath no ano de 1877 e ficou até o ano de 1903. Depois desse período veio o Padre João Cassimiro Viana Arrais (Padre Viana) que ficou de 1903 a 1911.  Após esse período Vieram os Cooperadores Padre Leopoldo Fernandes Pinheiro 1911-1913, Raimundo Monteiro Dias 1913-1915, Manoel da Silva Porto 1915-1916, João Alboino Pequeno 1916-1918, Luís Furtado Maranhão 1918...Raimundo Monteiro Dias 1919-1922, Raimundo Nonato Pita 1922 a 1930 e Padre Pedro Inácio Ribeiro 1930-1973. Até 1973 foram 4 Vigários com provisão e 7 cooperadores.

O Padre Pedro assumiu a Paróquia muito ardor e era um apaixonado pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, segundo relatos possuía um sitio que ia do início da rua da Taboqueira até o final. Segundo o Sr. Valmir Alves que foi Coroinha do Padre Pedro, relata o seguinte: “O melhor era quando terminava o catecismo, no domingo à tarde, Padre Pedro Trazia as crianças para o pomar e a horta para a colheita das frutas e verduras para então degustá-las”. Assim Padre Pedro deixa a Paróquia no ano de 1973 quando falece por motivos de doenças e nesse período assume os seguintes cooperadores: Rubens Gondim Lóssio 1948-1949, Luiz Antônio dos Santos 1948-1951, Manoel Pereira Bezerra 1951-1956, Nicodemos Benicio Pinheiro 1956-1957, e por fim Dermival de Anchieta Gondim 1957-1973 como cooperador, que assume de fato com provisão como Pároco com de 1973 até 2020. 

Faço registro de uma de suas falas quando o entrevistei em alusão as bodas de ouro Sacerdotal: “E quanto a minha parte com relação aqui na Paróquia, estou do mesmo jeito que comecei, vivo sempre a serviço do povo. Por que, assim, como nomeado padre de Brejo Santo, que, aliás, foi minha única Paróquia, fui nomeado desde Padre Pedrinho para servir a Padre Pedrinho. Padre Pedrinho que era o Santo que a gente tinha já aqui na vida, ele, depois que comecei a trabalhar com ele, com oito anos trabalhando com ele, mandou que a irmã dele fizesse uma carta para o Bispo agradecendo, irmão, o padre e o auxiliar que ele deu aqui para Brejo Santo, e isto, foi o que me fez mais realizado servindo ao Padre Pedrinho, que, aliás, quando eu já tinha 12 anos servindo aqui a Brejo Santo e a Padre Pedrinho eu fui abordado pelos colegas, por todos os padres, etc. sobre ao que o Senhor Bispo queria de mim dá o título de pároco logo que completaram os 12 anos. Eu não aceitei. Não Senhor Bispo me bote pra outra Paróquia por que aqui em Brejo Santo o Padre Pedrinho não está fazendo mais nada, não está se movimentando mais, deitado numa cama ela está ouvindo tudo, na hora em que ele ouvir que não é mais nada, pode ser que atingir a vida dele e pode ser que ele morra. Continuei sendo outorgado o Padre Pedrinho até a morte dele". Monsenhor assume a PARÓQUIA do Sagrado Coração por 60 anos e ainda hoje nos remete respeito e gratidão pelos anos de doação sacerdotal.

O Deputado Guilherme Landim ao escrever o prefácio da 2ª edição do meu livro, retrata o seguinte sobre monsenhor: “Monsenhor Dermival é uma Reserva Moral de Brejo Santo. É como um pai para todos nós Brejossantense. É muito forte pra gente, presente na vida de todo brejossantense a presença do Monsenhor no altar, ou seja, a gente conversando, eu que tive e tenho a oportunidade de por muitas vezes conversar pessoalmente com ele, de almoçar na casa dele é muito bom escutá-lo, ver suas histórias. Enfim, sem dúvida nenhuma, uma das maiores reservas morais que nós temos aqui em Brejo Santo”.

Atualmente Monsenhor não exerce sua administração Paroquial, mas permanece firme no seu ministério distribuindo alegria aos que passam na sua casa, na hora em que celebra as missas e feliz por amar tanto nossa cidade e nossa Paróquia.

Monsenhor Dermival, história viva da nossa cidade, da nossa Paróquia e da nossa gente. O que dizer a essa pessoa singular: GRATIDÃO por tudo e por nos animar na caminhada do Sagrado Coração de Jesus e do Glorioso São Francisco!




No período em que Monsenhor esteve como Pároco estiveram como cooperadores os Padres Luciano, Padre Edvan, Padre Pedro André, Padre Reginaldo. Padre Edvan Carlos Guedes historicamente foi o primeiro Vigário Paroquial, pois os anteriores assumiram como Vigário Cooperador (Relato do Padre Edvan em entrevista). 




O Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim após os anos de sacerdócio nas duas Paróquias Sagrado Coração de Jesus e São Francisco, deixa implantada a Paróquia de São Francisco. No dia 13 de novembro de 2016 aconteceu a criação da Paróquia de São Francisco de Assis na cidade de Brejo Santo. Foi um momento de muita beleza e encantamento aos que estiveram presentes. O acontecimento teve início às 8 h com a caminhada do povo de Deus rumo a Igreja de São Francisco juntamente com o Bispo Dom Fernando Panico, Monsenhor Dermival, Padre Pedro André, os padres das cidades vizinhas, bem como o Padre Arnaldo que viera assumir os trabalhos na referida Paróquia e todo povo que seguiam pelas ruas do Bairro São Francisco. Na Igreja muitas pessoas já aguardavam a chegada dos que vinham em caminhada. Na celebração Eucarística além dos padres e de todo o povo presentes contou-se com a presença das autoridades: o Então Prefeito Guilherme Landim e Tereza Landim (eleita Prefeita), bem como da representantes comunidade da cidade do Barro que veio abrilhantar com um lindo coral a celebração eucarística de criação da Paróquia de São Francisco de Assis.



Assume o Padre Arnaldo a Paróquia de São Francisco o qual é muito querido pela cidade. Padre Arnaldo nasceu em uma comunidade na cidade de Juazeiro do Norte há cerca de 20 km sitio Taquari, entre Juazeiro do Norte e Caririaçu. Nasceu no dia 06 de dezembro de 1977, passou toda a infância na comunidade. No dia quatro de agosto do ano de 2009 foi ordenado Padre. Assim ele registra em entrevista realizada anteriormente que: “No dia 22 de novembro fui já Padre, fui transferido para ser o administrador paroquial do Barro, onde fiquei até o dia 05 de novembro de 2016 e no mesmo ano, dia 13 de novembro vim assumir aqui a Paróquia de São Francisco de Assis”. Assume com muito zelo apostólico seu ministério sacerdotal. Nosso carinho e nossa homenagem por compor nossa história cotidiana. Deus o conserve sempre com sua missão!



A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus recebeu assim no dia 14 de fevereiro de 2020 os Padres Padre Fernandes José como Pároco, e o Padre Tarcísio de Sales, como o Vigário Paroquial. Mas meses depois permanece conosco apenas o Padre Fernandes José como Pároco e assume sua missão pastoreando o rebanho. 



Padre Fernandes José nasceu na cidade do Crato, filho do casal Maria da Penha Clemente dos Santos e Fernandes José dos Santos (in memoriam). Ano passado tive a honra de conversar com Padre Fernandes dos Santos Junior e este assim expressou seus sentimentos: “É uma alegria estar com vocês nesses 130 anos. Para vocês é muito mais histórico do que para mim que estou chegando. Mas me alegro muito em fazer parte dessa história. Dizer ao povo de Brejo Santo: Coragem! É preciso ter fé em Deus, fé em nós mesmos, que nós somos capazes de superar e de passar por essa realidade. Uma cidade que tem 130 anos já passou por muitos desafios e dificuldades e que vocês tem uma bagagem histórica muito grande de luta e superação. Com certeza vocês e eu no meio de vocês, vamos passar”. Já se passaram um ano e com certeza Padre Fernandes já faz parte da cidade e do cotidiano desta. Nossa gratidão por compor esse cenário, por estar disponível ao serviço do Reino e pela doação incansável.

Nossa História continua, outros virão, mas o importante é que foram construídas e alicerçadas na fé. Cada Padre (pároco ou cooperador, vigário) deram ou dão e darão sua contribuição na história local deixando seu legado. Parabéns pelo dia do Padre! Gratidão é a palavra certa!