sexta-feira, 27 de agosto de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Brejo Santo e seus 131 anos de contos e encantos!

Brejo Santo e seus 131 anos de contos e encantos!

    Sabemos por registros históricos que Brejo Santo bem antes nasceu, século XVII. Perpassa pelos índios Kariri, a Lenda de Dona Maria Barbosa, Os Irmãos Santos, O Coronel Basílio, enfim um linear histórico ao se chegar ao ano de 2021. Um ano extremamente histórico e atípico por conta da COVID 19, uma pandemia que assolou o mundo e Brejo Santo viveu e vive esse momento. 





    São assim 131 de muitos acontecimentos e não poderia deixar registrar na nossa história cotidiana o aniversário deste pedaço de chão, com a Celebração Eucarística realizada na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Um momento emocionante e de espiritualidade em que os Concelebrantes Padre Fernandes José (Pároco da Igreja Matriz) e Padre Arnaldo (Pároco da Igreja São Francisco) realizaram a celebração da Missa. Estavam presentes as autoridades locais como a Sra. Prefeita Gislaine Sampaio Landim, Sr Vice Prefeito Bosco Sampaio e sua esposa Angélica e o Ilmo. Deputado Guilherme Landim e esposa Shesla Pinheiro, bem como da presença do Dr. Wider Landim (ex-Prefeito da cidade), além dos Secretários e todos os Vereadores da cidade. Para representar as escolas alguns alunos com os estandartes das Bandeiras do Brasil, Município e Escola acompanhados dos Diretores Escolares. 

No final da missa a Sra. Prefeita proferiu algumas palavras a toda comunidade: “Como gestora me sinto hoje como mãe de uma aniversariante, alegre e também responsável por cada consequência, por cada ação ou bem estar que atinge a população brejossantenses”.   A Prefeita reforça o intuito de trabalhar juntos por uma cidade mais acolhedora e mais feliz. Ainda reforça os momentos difíceis e se solidariza com todos os familiares que perderam seus entes queridos pela COVID 19. Mas alenta o coração de todos no amor e na esperança, baseando-se na alegria principalmente na vacinação que chega à cidade. Agradece aos profissionais de saúde, ao Hospital Geral por ter trabalhado de forma incansável.  Fala ainda do pós pandemia que deixará marcas e que será desafios, mas junto com Guilherme e outros Deputados Federais, esta irá buscar ajuda no que for necessário para a ajudar a cidade. Gislaine em sua fala de esperança e otimismo: “Que o Sagrado Coração de Jesus e o Seráfico São Francisco de Assis, continue a abençoar essa linda terra e nos fortaleça para continuarmos lutando e acreditando o que o futuro nos reserva. Parabéns a Brejo Santo, parabéns a cada um de vocês que são e que faz esse Brejo Santo de todos, muito obrigada”.  Em seguida a banda Olívio Lopes Angelim sob a Regência do Maestro Agneto, a qual tocou lindamente o Hino de Brejo Santo e em seguida os Parabéns para a cidade. 

Após esse momento foi servido um bolo a todos os presentes. 




Parabéns Brejo Santo pelos 131 anos de contos e encantos e de tantas belezas.