quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Fiocruz monitora 40 casos suspeitos da variante Delta do coronavírus no Ceará


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará recebeu, até a noite desta quarta-feira, 4, ao menos 40 amostras de pacientes com Covid-19 que podem ter sido infectados pela variante Delta da doença. Segundo a instituição informou ao O POVO, os casos envolvem viajantes que estiveram recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo (cidades com transmissão comunitária da cepa), além de seus contactantes.

As infecções foram confirmadas pelo Centro de Testagem do Aeroporto Internacional de Fortaleza, que monitora diariamente a chegada de passageiros de regiões onde já há casos confirmados da variante originária da Índia.

As amostras dos pacientes foram enviadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) à Rede Genômica da Fiocruz, que realiza exames de sequenciamento genético em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O processamento especifica, com precisão, o perfil de mutações e o tipo de linhagem do vírus nas amostras analisadas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até a próxima semana.

Nesta terça-feira, 3, subiu para seis o número de casos confirmados da variante Delta no Ceará. Foram dois novos infectados, uma mulher de 22 anos, moradora de Jaguaretama, e um homem de 20 anos residente em Ipueiras. Ambos testaram positivo para a Covid-19 logo após desembarque no terminal aeroportuário da Capital cearense, depois de chegarem do Rio de Janeiro. No dia 29 de julho, outros quatro casos da mesma cepa já haviam sido confirmados no Estado.

*Da redação do BFJ, com O Povo.