domingo, 1 de agosto de 2021

Lote com 316.360 doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao Ceará

Foto: Governo do Ceará

O Ceará recebeu, na tarde deste sábado, 31, um total de 316.360 doses de vacinas contra a Covid, sendo 143.200 da CoronaVac e 173.160 da Pfizer. No entanto, o lote recebido é menor do que o previsto pelo Ministério da Saúde, cuja previsão era de entregar 319.960 doses. Segundo informações do governador Camilo Santana (PT), a pasta federal deve compensar quantitativo nas próximas remessas. 


Em publicação nas redes sociais, Camilo garantiu que o carregamento, embora tenha chegado com um número menor do que o esperado, será utilizado tanto na aplicação da primeiro dose (D1) como na da segunda dose (D2) e deve avançar o processo de imunização no Estado. "É importante que todos fiquem atentos ao cadastro e às listas de agendamento nos municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia", alertou o petista.


O anúncio da previsão de chegada das doses foi dado pelo governador na última semana também por meio de suas redes sociais, utilizadas por ele como canal de comunicação direta com os cearenses. Na publicação, o gestor informou que o Ministério havia dado a previsão de enviar 319.960 doses de imunizantes ao Ceará neste fim de semana, sendo 173.160 doses da Pfizer e 146.800 da CoronaVac.


No entanto, ficou faltando nos lotes que chegaram neste sábado, baseado na previsão do Governo Federal, 3.600 doses da CoronaVac. Já a Pfizer chegou em um quantitativo que correspondia a estimativa da pasta. Pelas informações passadas pelo gestor, o déficit deve ser recompensado em remessas futuras.


Vacinação no Ceará

O lote que chegou neste sábado foi o 57º recebido pelo Ceará, contabilizando ao todo cerca de 6.859.228 doses já entregues a Unidade Federativa. A estimativa é baseada em contabilizações feitas anteriormente pela Secretaria da Saúde (Sesa), que acompanha e realiza a campanha de vacinação no Estado.


Vacinando atualmente a população geral, entre 18 a 59 anos, em ordem decrescente, o Ceará pode não atingir a meta, de imunizar todo o público adulto até agosto, devido a falta de imunizantes. A previsão foi divulgada pela Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.


Em Fortaleza, por exemplo, houve uma paralisação de aplicação da D1 na última semana devido a falta de estoque. O processo de agendamento só retornou com a chegada de novas doses e já contempla os nascidos até 1995. A ausência de imunizantes também paralisou as ações de repescagem do Município.


*Da redação do BFJR, com O POVO.