segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Memorial Covid-19 : Maria Carmosa de Oliveira, 78 anos, 1942-2021.

Por: Historiadora Fátima Alves

Maria Carmosa de Oliveira, 78 anos
1942-2021

Não precisa muitas palavras, o pouco que se expressar, representa o muito que essas pessoas significaram... Como diz Padre Fábio de Melo não só mais de 500 mil pessoas, são significados"

Gratidão a Deus por ter nos dado uma mãe tão boa, tão maravilhosa que só espalhou bondade e deixou um legado de ternura, bom humor e acima de tudo muito amor. Sua partida foi difícil para nós e sabemos que para ela também, pois a todo momento estava consciente. Mas antes de partir deixou o recado de gratidão a Deus pelos anos vividos junto dos amigos e principalmente dos filhos. Deixou um recado a cada neto, bisneto, nora, genros, filhos e filhas. Até cantou: “na mesma, praça no mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim” e ainda disse: não sei o dia de amanhã. Sim, isso é sinal que se deve viver o hoje, de gratidão pelos anos vividos com a mesma família, na mesma praça e no mesmo jardim com suas flores. 

Partiu em um dia significativo, o dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de abril, dia da mãe de todas as mães. Nossa Senhora com certeza a recebeu de braços abertos, e ela como devota que era, foi ao seu encontro. Que nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós, os filhos que precisa do colo de mãe. 

Nossa mãe deixa um legado de força e coragem, como toda mulher nordestina. Assim, fica aqui nesses dias de sua ausência, do muito que foi nossa mãe Carmosa, nesses 78 anos vividos entre nós. Gratos a todos os amigos que nos confortaram e ainda nos confortam, que demonstraram e demonstram seu carinho pela pessoa de nossa mãe. Fica assim a saudade, mas a certeza da Esperança do Cristo Ressuscitado, a certeza da Vida Eterna. Em uma de suas homilias Padre Fernandes dizia: “Não perguntemos o porquê, mas o para que”. E avida continua com os seus para quê, por que só Deus é a resposta...