segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Polícia Civil prende chefes de grupo criminoso suspeito de montar falsas lotéricas e correspondentes bancários em quatro estados


Em ação continuada, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) efetuou, nesse sábado (11), a prisão de mais integrantes de um grupo com atuação no Ceará, Pará, Paraíba e Pernambuco, investigado por participação em um esquema criminoso de montagem de falsas casas lotéricas e correspondentes bancários. Foram presos em flagrante, três suspeitos – apontados pela investigação – como chefes do grupo. Essa foi a terceira fase da “Operação Foco” que visa desarticular o grupo criminoso. 

As diligências iniciaram no início da manhã do sábado e culminaram nas prisões dos três indivíduos ao longo do dia, sendo um capturado em uma pousada em Canoa Quebrada, no município de Aracati, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, e os outros dois, em um hotel no bairro Aldeota (AIS 15), em Fortaleza. Com eles foram apreendidos documentos falsos, impressoras de lotéricas, aparelhos eletrônicos e uma quantia em dinheiro. No dia 2 deste mês, cinco pessoas desse mesmo grupo já haviam sido presas na primeira fase da Operação Foco, deflagrada pelas Polícias Civis do Ceará (PC-CE) e do Pará (PC-PA), nas cidades cearenses de Fortaleza, Beberibe e Horizonte. E, no dia 4 deste mesmo mês, foram efetuadas as prisões de mais três suspeitos.

No último sábado, dando continuidade a Operação Foco, a PC-CE capturou Antônio Lucas Almeida Rocha, de 18 anos, Dante Felippe Mucelli, de 46 anos, e Michael Christopher Smith Souza Abreu, de 25 anos, apontados na investigação como os chefes  do grupo criminoso.

O trio foi autuado em flagrante na Delegacia Regional de Aracati por integrar uma organização criminosa, além de Dante Felippe Mucelli e Michael Christopher Smith Souza serem autuados por uso de documento falso. Também foram cumpridos mandados de prisão contra Antônio Lucas Almeida Rocha e Michael Christopher Souza, mandados estes oriundos do Pará e de Minas Gerais.  

O delegado municipal de Aracati, Wagner Luiz de Lima, informou que no ato da prisão de Antônio Lucas Rocha, em uma pousada em Aracati, ele confessou a autoria dos crimes. “Há indícios de golpes praticados por eles nas cidades de Belém, Ananindeua (ambas no Pará), Patos (Paraíba) e em Olinda (Pernambuco), além de crimes em Horizonte, Beberibe, Fortaleza e em Itaitinga”, destacou. Os homens encontram-se à disposição da Justiça e a investigação continua em busca de outros suspeitos envolvidos.

*Da redação do BFJ, com SSPDS.