segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Auxílio Gás - Pagamentos iniciam amanhã, 18 de janeiro


O pagamento Programa Auxílio Gás começa amanhã, 18 de janeiro, a mais de 5,4 milhões de famílias beneficiárias em todo o Brasil, segundo o Governo Federal. O valor pago pela Caixa Econômica Federal será de R$ 52 por conjunto familiar e o uso do dinheiro pode ser feito pelo próprio aplicativo do Caixa Tem.

Mas não há cadastro para receber o benefício. Isso porque as pessoas já foram previamente selecionadas pelo Ministério da Cidadania, de acordo com os critérios do Programa.

O Programa foi Instituído pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro 2021, e tem como objetivo mitigar o efeito do preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

A Caixa é agente operador e pagador do benefício, disponibilizando os valores concedidos às famílias selecionadas, de acordo com as definições do Ministério da Cidadania.

Como sacar
O pagamento é realizado da mesma forma pela qual as famílias recebem os benefícios do Programa Auxílio Brasil.

Portanto, as pessoas que recebem pelo aplicativo Caixa Tem poderão acessar o Auxílio Gás direto pela plataforma. Então não é necessário comparecer em uma agência para movimentar os valores.

Com o aplicativo mesmo é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

Já aqueles que recebem o Auxílio Gás por meio de cartão podem continuar efetuando o saque pelos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa.

Os saques também podem ser realizados por meio da geração de token pelo aplicativa Caixa Tem.

*Da redação do BFJ, com O Povo.