segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Comissão de Saúde realizou 56 atividades e aprovou 79 matérias em 2021


A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará realizou 56 atividades durante o ano de 2021, entre reuniões extraordinárias, audiências públicas e visitas a unidades de saúde. Além disso, diversos projetos foram deliberados, sobretudo aqueles voltados ao combate à pandemia. 
 
O colegiado deliberou sobre 79 matérias, entre elas, quatro projetos do Poder Executivo, 12 projetos de lei  de autoria de deputados e 63 de indicação. Em mais um ano de enfrentamento à Covid-19, o tema ganhou destaque. Foram cerca de 20 projetos, visando reduzir os impactos da doença na vida dos cearenses.
 
Conjuntamente com outros colegiados a comissão promoveu 46 reuniões , e realizou também seis audiências públicas, para tratar de temas como “Vacinação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”; “Direito da mulher no que diz respeito ao Aleitamento Materno”; e sobre o programa “Vidas Preservadas”.
 
O presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde, deputado Guilherme Landim (PDT), em entrevista à rádio FM Assembleia (96,7MHz), destacou que, apesar das restrições impostas, o colegiado não deixou de trabalhar em nenhum momento. “Deliberamos importantes projetos de apoio à população na pandemia, sobre serviços de saúde que precisavam ser ampliados, e outras ações importantes para cuidar da saúde do povo do Ceará. Mesmo em meio à pandemia, nós conseguimos trabalhar bastante”, avaliou. 
 
O deputado destacou ainda a realização de visitas do colegiado ao Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e ao Hospital Geral Doutor César Cals (HGCC); assim como reuniões técnicas para tratar de temas como Fibromialgia e Síndrome de Haff, conhecida também como “doença da urina preta”.
 
“Vamos continuar trabalhando na comissão para levar para o cearense o apoio e a ampliação da rede estadual de saúde, como no aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para cidades do interior do Estado, que foi feito pelo governador Camilo Santana, assunto discutido e aprovado por esse colegiado”, disse.

*Da redação do BFJ, com ASCOM ALCE.