sexta-feira, 18 de março de 2022

Máscaras não serão mais obrigatórias em locais abertos do Ceará, anuncia Camilo


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira (18), a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos no Ceará. Desta forma, a utilização dos equipamentos de prevenção contra o coronavírus ficam a critério de cada cidadão.

A decisão passa a valer a partir de segunda-feira (21) e deve ser regulamentada no decreto que será publicado neste sábado. O prefeito da capital, José Sarto, e o secretário estadual de Saúde, Marcos Gadelha, participaram da live nas redes sociais do governador.

A decisão pela desobrigação já vinha sendo discutida desde a semana passada no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O próprio governador disse que o assunto seria debatido nesta sexta, seguindo a tendência de vários estados brasileiros. No início da semana, o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, afirmou que a passaria por um estudo do conselho técnico e científico.

Em quais situações ainda é recomendável se proteger com máscara contra a Covid? Especialistas analisam
A flexibilização divide especialistas consultados pelo g1. Enquanto o epidemiologista Luciano Pamplona avalia que o atual cenário epidemiológico pode permitir a flexibilização, se feita de maneira adequada e com conscientização das autoridades, a epidemiologista Caroline Florêncio duvida se a resolução vai impactar tanto no cenário, já que o uso nunca foi devidamente respeitado.

*Da redação do BFJ, com G1.