domingo, 24 de abril de 2022

Sobe para 30 o número de reservatórios que atingiram a máxima capacidade hídrica no Ceará

Subiu para 30 o número de reservatórios que atingiram a capacidade máxima de armazenamento no Ceará. A informação consta no boletim mais recente do Portal Hidrológico do Ceará – gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualizado nesse sábado, 23. O açude de Acarape do Meio, no município de Redenção, região Norte do Estado, foi o último a sangrar. As águas começaram a verter entre sexta-feira, 22, e a madrugada de ontem.                                


Desde o início da estação chuvosa, no dia primeiro de fevereiro, 28 reservatórios cearenses já verteram suas águas. Desde então, o Ceará apresenta melhora gradativa na situação hídrica. O volume médio do aporte de águas dos 155 açudes monitorados pela Cogerh saltou de 21,1% para 34,2%, percentual que tira o Estado da situação de alerta para escassez hídrica —quando atinge patamar abaixo de 30%.             

                        

Além dos açudes já sangrando, outros nove açudes cearenses estão na iminência de transbordar, com reservas hídricas acima de 90%. O mais próximo da sangria é o Diamantino II (99,743%), seguido pelo Gangorra (99,55%) e o Do Coronel (99,45%). O painel da Cogerh ainda mostra que, até a noite desse sábado, 23, o Ceará tinha pelo menos 59 açudes com nível hídrico abaixo de 30%. 

Veja a lista dos açudes sangrando no Ceará:

Acaraú Mirim

Jenipapo

São Vicente

Sobral

Caldeirões

Muquém

Pau Preto

Valério

Angicos

Itaúna

Tucunduba

Várzea da Volta

Frios

Itapajé

Gameleira

Mundaú

Poço Verde

Quandú

Acarape do Meio

Amanary

Batente

Cauhipe

Gavião

Germinal

Itapebussu

Tijuquinha

Junco

Rosário

Ubaldinho

Barragem do Batalhão

 

*Da redação do BFJR com O POVO.