quarta-feira, 30 de abril de 2025

Ministro afirma que governo é a favor de redução de jornada de trabalho



O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, declarou que o governo federal apoia a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A declaração foi feita após encontro com centrais sindicais no Palácio do Planalto. Marinho destacou que o país está preparado para essa mudança, mas que o debate deve ocorrer no Congresso Nacional, por meio de emenda constitucional.

Diversos projetos sobre redução de jornada tramitam no Congresso, incluindo a proposta de fim da escala 6x1, considerada pelo ministro como 'o turno mais cruel para os trabalhadores', especialmente para as mulheres. Ele reconheceu a resistência do empresariado, principalmente no comércio e serviços, mas espera que o Congresso Nacional aborde a questão com sensibilidade, considerando as posições de trabalhadores e empregadores.

Marinho enfatizou a importância da previsibilidade e sustentabilidade econômica, para evitar transtornos. Apesar disso, acredita que é possível reduzir a jornada para 40 horas, por meio de negociações em convenções coletivas que levem em conta as necessidades da economia.

*O Povo