Fortaleza recebeu nesta sexta-feira (9) 68 brasileiros deportados dos Estados Unidos. O voo, o oitavo desde que o ex-presidente Donald Trump adotou políticas mais rígidas para imigrantes ilegais, pousou por volta das 9h. A ministra Macaé Evaristo recepcionou os repatriados, 58 homens e 10 mulheres.
Parte do grupo seguiu para Belo Horizonte (MG) às 15h, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre fevereiro e abril, o governo federal já repatriou 612 brasileiros.
Acolhimento em Fortaleza e Belo Horizonte:
Em Fortaleza, o acolhimento ocorreu no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Em Confins (MG), os repatriados foram recebidos em sala exclusiva e adaptada, com apoio das concessionárias Fraport e BH Airport.
Serviços oferecidos aos repatriados:
Alimentação e kits de higiene
Atendimento médico e suporte psicossocial
Orientação sobre direitos e encaminhamento para serviços públicos
Apoio logístico para o deslocamento até suas cidades de origem
Contato com familiares e, se necessário, acolhimento temporário
A operação de acolhimento é uma parceria do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Saúde (MS), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Relações Exteriores (MRE), Defesa (MD), Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e concessionárias aeroportuárias.