quinta-feira, 24 de julho de 2025

Cidade cearense apresenta a maior taxa de homicídios do Brasil

Reprodução de redes sociais

O estado do Ceará ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados mais violentos do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24). O levantamento traz dados alarmantes sobre a violência letal em diversas regiões do país, com destaque negativo para municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.


Maranguape lidera a lista como a cidade com a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Foram registrados 79,9 homicídios por 100 mil pessoas, índice que a coloca no topo do ranking nacional.


Outros dois municípios cearenses também figuram entre os dez mais perigosos do país: Caucaia e Maracanaú. Ambas já aparecem há anos em listas de alto índice de violência, reforçando o alerta sobre a grave situação da segurança pública na região metropolitana da capital.


O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca ainda que as cidades com maiores taxas de homicídio concentram graves desigualdades sociais, presença de facções criminosas e falhas estruturais no sistema de segurança.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1CE.