A Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, recebeu nesta terça-feira (22) importantes doações que reforçam a preservação da memória do religioso mais emblemático do Cariri cearense. Os itens passam a integrar o acervo do espaço, que há 37 anos é responsável por resgatar e manter viva a história do “Padim Ciço”.
Entre as peças doadas estão uma batina original usada por Padre Cícero, preservada pelo fotógrafo e seu assessor Benjamin Abrahão; uma cópia do título eleitoral do sacerdote; e um chapéu, considerado inédito no acervo do memorial. Segundo o historiador Allan Freitas, o chapéu representa a imagem afetiva que muitos romeiros guardam do Padre Cícero e é um símbolo marcante de sua figura pública.
A entrega dos objetos aconteceu durante uma cerimônia especial e fez parte da programação de aniversário dos 114 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte. A ocasião também celebrou os 37 anos de fundação da instituição, que continua sendo um espaço de fé, cultura e história para milhares de visitantes e devotos.
As novas peças estarão disponíveis para visitação pública e fortalecem o papel do memorial como guardião do legado de Padre Cícero, figura central da religiosidade popular nordestina.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da assessoria da prefeitura de Juazeiro do Norte.