quarta-feira, 16 de julho de 2025

MP do Ceará cumpre mandado contra suspeito de ataque virtual a Maria da Penha e Justiça suspende documentário da Brasil Paralelo

 
*Foto Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cumpriu, nesta terça-feira (15), um mandado de busca e apreensão pessoal e domiciliar na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, contra um dos suspeitos de envolvimento em uma campanha de ódio direcionada à farmacêutica Maria da Penha.

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos que agora passarão por análise do MP. A medida tem como objetivo aprofundar as investigações sobre a disseminação de conteúdos difamatórios nas redes sociais contra a cearense, que se tornou um símbolo da luta contra a violência doméstica após sobreviver a uma tentativa de feminicídio. Seu caso deu origem à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), marco legal no combate à violência contra a mulher no Brasil.

Além da ação de busca, a 9ª Vara Criminal de Fortaleza determinou a suspensão, por 90 dias, de todos os episódios do documentário “A Investigação Paralela: o caso de Maria da Penha”, produzido pela empresa Brasil Paralelo. A decisão judicial foi motivada por indícios de acusações infundadas presentes na produção, incluindo alegações de fraude processual e o uso de documentos falsos para sustentar as narrativas apresentadas.

O MP segue investigando o caso, que ganhou repercussão nacional e levanta preocupações sobre ataques virtuais a figuras públicas ligadas a causas sociais e de direitos humanos.

*Com dados do G1.CE