Em uma operação conjunta, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) prendeu o segundo suspeito envolvido em uma série de ameaças e expulsões de moradores no distrito de Uiraponga, município de Morada Nova. A prisão ocorreu na segunda-feira (28), em Quixadá, no mesmo dia em que o mandante foi preso em São Paulo.
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, o suspeito foi encontrado em um imóvel e preso em flagrante. As autoridades apreenderam um revólver calibre 38, seis munições, três celulares e uma motocicleta. Além das acusações iniciais, ele foi autuado por integrar organização criminosa.
A investigação aponta que os suspeitos, inicialmente, ameaçavam pessoas ligadas a uma facção rival, atuando como serviço de proteção. No entanto, as ações criminosas se estenderam à população em geral, resultando em expulsões de moradores de suas casas. Uiraponga, com cerca de 300 residências e mil habitantes, sofreu o impacto direto dessas ações.
Em resposta aos crimes, a região está recebendo reforço policial com ações ostensivas de prevenção, contando com o apoio do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O suspeito preso, com antecedentes criminais por tentativa de homicídio e receptação, foi encaminhado à Delegacia Municipal de Morada Nova. A investigação indica que os crimes estão ligados a disputas territoriais entre facções criminosas.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO