segunda-feira, 28 de julho de 2025

STF ouve “kids pretos” que são réus na trama golpista


O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (28), às 9h, o último ciclo de interrogatórios dos réus do núcleo 3 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista, planejada durante o governo Jair Bolsonaro.

Esse grupo é formado por 11 militares do Exército e um policial federal, entre eles integrantes do Batalhão de Forças Especiais — conhecidos como “kids pretos”. Eles são acusados de crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

De acordo com a PGR, o núcleo 3 era responsável pela execução tática do plano: incluía monitoramento de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, além de estratégias coordenadas para tentar evitar a posse do presidente e do vice-geral Geraldo Alckmin.

O interrogatório é conduzido por videoconferência por um juiz auxiliar do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Por serem réus, os envolvidos têm o direito de permanecer em silêncio durante o depoimento.

Este é o último dos quatro núcleos investigados pela PGR. Os núcleos 1, 2 e 4 já foram ouvidos anteriormente. A fase mais avançada do processo é a do Núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Eles estão em fase final de alegações e o julgamento está previsto para setembro.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Agência Brasil.
*Foto: ROSINEI COUTINHO/STF