O Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (19), a ampliação de sistemas de abastecimento de água em 19 municípios do Estado. A iniciativa é resultado de parceria entre a administração estadual, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e prefeituras locais.
Ao todo, 2.704 famílias de 22 comunidades rurais serão beneficiadas. As cidades contempladas são: Acaraú, Altaneira, Araripe, Baixio, Catarina, Crato, Ererê, Graça, Granjeiro, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaruana, Missão Velha, Morada Nova, Morrinhos, Ocara, Potiretama, Porteiras e Salitre. O investimento ultrapassa R$ 1,4 milhão, destinados à perfuração de poços profundos, instalação de estações de tratamento e melhoria no abastecimento.
Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou o termo de compromisso da ação e destacou o papel da parceria: “Essa união entre a comunidade, governo estadual e prefeituras permite que o Sisar seja um sucesso. Estamos efetivamente juntos e viva as comunidades que constroem o Sisar no seu dia a dia”, afirmou.
O Sisar é uma Organização Não Governamental (ONG) formada por associações comunitárias, responsável pela manutenção autossustentável das estruturas implantadas pela Cagece. Segundo Marcondes Ribeiro, presidente da instituição, a Cagece fornecerá a tubulação, as prefeituras ficam responsáveis pela escavação e o Sisar pela integração e gestão do sistema. “Quem vai ser beneficiado com essas ampliações são as comunidades mais carentes do Ceará (…). Até o final do ano, queremos todos os sistemas em funcionamento”, disse.
Em Acaraú, mais de 600 famílias do distrito de Santa Fé serão atendidas. A prefeita Ana Flávia Monteiro (PSB) ressaltou a importância da ação diante das dificuldades hídricas da região: “Água é vida e saúde. Esse projeto vai melhorar a qualidade de vida do nosso povo”. Já em Araripe, no Cariri, Antônio Cecílio, presidente da Associação do Desenvolvimento do Sítio Novo, comemorou a chegada da água tratada a 65 famílias da comunidade.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo
