O município de Potengi, na região do Cariri cearense, teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, em razão do período prolongado de estiagem. A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento federal, a prefeitura está autorizada a solicitar recursos para ações emergenciais de defesa civil, como a distribuição de cestas básicas, fornecimento de água potável, itens de higiene pessoal, entre outros apoios destinados à população afetada.
Atualmente, o Ceará soma 44 reconhecimentos de situação de emergência vigentes. Desses, 31 são por estiagem, sete por chuvas intensas, cinco por seca e um por enxurradas — um reflexo da diversidade climática que desafia a gestão pública em várias regiões do estado.
O reconhecimento é uma etapa essencial para viabilizar o repasse de recursos federais, acelerando a assistência humanitária e a resposta aos impactos da falta de chuvas.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da assessoria.