sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Ceará - Número de prisões com base em denúncias ao Disque-Denúncia 181 aumenta 66% em relação ao ano anterior


O Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), tem se consolidado como ferramenta estratégica no combate à criminalidade. Entre janeiro e agosto de 2025, o número de prisões realizadas a partir de informações repassadas ao serviço cresceu 66% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 240 pessoas foram detidas neste ano, contra 145 em 2024.

As denúncias chegam por diferentes canais: ligações gratuitas para o número 181, mensagens via WhatsApp pelo (85) 3101-0181 ou registros no site E-Denúncia. Todos garantem anonimato, fator apontado pelas autoridades como determinante para o aumento da participação popular nas ações policiais.

De acordo com o capitão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e gestor do Disque-Denúncia 181, Diogo Monteiro, a confiança da população tem sido essencial para o fortalecimento do serviço. “O entendimento sobre a importância do 181 tem crescido. Acreditamos que o anonimato e os resultados visíveis estimulam cada vez mais pessoas a colaborar”, afirmou. O canal existe há quase 20 anos e, segundo o oficial, continua em expansão, apoiado no engajamento dos cearenses.

*Da redação do Blog do Farias a Júnior, com dados GOV CE.