Uma mulher foi flagrada retirando ladrilhos da base da estátua de São Francisco das Chagas, em Canindé, no último domingo (14). O episódio ocorreu apenas dois dias após a inauguração da primeira etapa do Complexo Comercial e Revitalização no entorno do monumento, que reúne centro de compras e restaurantes. A identidade da mulher ainda não foi confirmada.
Segundo a Área Pastoral São Pedro, circularam boatos na cidade de que os ladrilhos poderiam curar doenças se usados em chás, o que teria motivado a retirada. O monumento, considerado um dos mais importantes para o turismo religioso do Ceará, é obra do artista cearense Deoclécio Soares Diniz, conhecido como seu Bibi, e conta com escadaria de 125 degraus que leva a um mirante.
Em nota, a Prefeitura de Canindé repudiou a ação, classificando-a como vandalismo e lembrando que se trata de dano ao patrimônio público sujeito a sanções legais. Já a Igreja informou que vai reforçar junto aos fiéis a importância de preservar o espaço e conscientizar turistas e moradores sobre o respeito aos monumentos religiosos e culturais.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 Ceará