O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou alta de 3,86% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento superou a média nacional, que foi de 2,2%, conforme destacou o governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira, 17. Segundo ele, o resultado reflete parcerias com o setor produtivo e investimentos que têm impulsionado a geração de empregos e oportunidades no estado.
Os números detalhados serão apresentados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) ainda nesta quarta-feira, às 14h, quando também será divulgada uma nova previsão para o PIB estadual em 2025. O cálculo considera o desempenho dos setores da Agropecuária, Indústria e Serviços. O Ipece ressalta que os dados são preliminares e podem ser ajustados após a consolidação das Contas Regionais, em conjunto com o IBGE e as demais unidades da Federação.
Além do Ceará, outros 11 estados também realizam o cálculo de seus PIBs de forma independente para indicar tendências de curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. O objetivo é fornecer diagnósticos mais precisos sobre o ritmo da economia regional.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo